terça-feira, 23 de dezembro de 2008

MENSAGEM A TODOS OS CURSISTAS E PROFESSORES QUE FIZERAM DESTE CICLO UM DE 2008, MOMENTOS DE PRAZER E DE INÚMERAS APRENDIZAGENS.





FELIZ ANO NOVO

Dentro de alguns dias, um Ano Novo vai chegar a esta estação.

Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro.

Procure um lugar próximo à janela, desfrute cada uma das paisagensque o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem.

Não se assuste com os abismos,

nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir.

Procure curtir a viagem da vida,

observando cada arbusto,cada riacho, beirais de estrada e tons mutantes de paisagem.

Desdobre o mapa e planeje roteiros.

Preste atenção em cada ponto de parada, e fique atento ao apito da partida.

E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou não hesite.

Desembarque nela os seus sonhos...

Desejo que a sua viagem pelos dias do próximo ano, seja de



PRIMEIRA CLASSE

(autor desconhecido)



BOAS FESTAS.

Macicleide Pires.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ANALISANDO O MEMORIAL- CHECK LIST

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA- SÉRIES INICIAIS/ENSINO FUNDAMENTAL
ATIVIDADE- GEAC
PROFESSORA- ROSELÍ SÁ
CURSISTA- MACICLEIDE DA SILVA PIRES

O MEMORIAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR


CHECK LIST
Depois de fazer a releitura da primeira escrita do meu memorial, da linha do tempo trazendo a minha história e a de Ricardo Noblat e também das crônicas de Nina Horta, pude perceber diversos pontos que precisam ser aprimorados; fragilidades, carências e necessidades de reformulação:

* Fazer uma relação do que estava acontecendo no mundo com o fato que estava marcando a minha história naquele momento: Contexto histórico- local e global.
* Mudar o estilo de escrita, pois minha linguagem está muito descritiva.
* Usar teorizações.
* Retirar a linearidade.
* Utilizar termos acadêmicos.
* Usar menos redundância (o verbo na primeira pessoa do singular).
* Rever as pontuações necessárias e desnecessárias.
* Rever a coerência e coesão do texto.
* Incluir as referências.
* Incluir no memorial os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de formação.
* Trazer as ressonâncias da prática pedagógica no decorrer do curso.
* Rever concordâncias verbais.
* Adequar título ao texto.
* Articular melhor a passagem que fala do primeiro contato com os livros fazendo a relação do pouco acesso antes e o grande acervo que encontro hoje.
* Além das críticas feitas ao meu professor de língua portuguesa trazer também suas contribuições no incentivo à leitura e o que isso contribuiu para a minha prática hoje, mesmo com o autoritarismo que ele exercia sobre os alunos na época.