quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA – ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
Orientadores
-Maria Helena S. Bonilla, Sule Sampaio e Ariston Eduão
Cursistas -Macicleide Silva, Jalcineide Maria, Eliana Tomaz, Ana Margarete Bezerra e Marilúcia Rosa.

TÍTULO: RÁDIO NO TELECENTRO


INTRODUÇÃO:

Vivemos em uma sociedade em que a tecnologia está cada vez mais em alta, o mundo está passando por uma revolução tecnológica, vemos casos positivos e negativos na internet e a população está inserida nessa mídia. A sociedade de hoje está cada vez mais atualizada, informada e interessada nos avanços da era digital. Nesse contexto, Bonilla diz que:
Nos deparamos também com uma necessidade de apropriação e uso destas tecnologias de tal forma que, nos últimos anos passamos a vivenciar uma proliferação de cursos, projetos e programas que buscam oferecer acesso, treinamento e capacitação para o uso de tais tecnologias ( BONILLA e SAMPAIO, 2009, p.134).


Sendo assim, inclusão digital, vai além da apropriação da máquina. Estar incluído digitalmente é interagir, dialogar, socializar de forma que haja produção de conhecimento. Acreditamos que se não formos preparados para este mundo, poderemos acabar como espectadores que apenas aceitam o que é produzido por outros, deixando-nos ser formados e atraídos pelo mundo de imagens, sem a reavaliação do que nos é passado, tornando-nos sujeitos estereotipados. E como diz Brant:
Num cenário em que a informação é cada vez mais abundante, fica evidente que a questão central não é a simples disponibilização da informação, mas, sim a facilitação de processos de aprendizagem em que a seleção e a organização da informação brigam contra um déficit de atenção (BRANT, 2008, p. 72).
Nesse contexto, os meios de comunicação ocupam um lugar central na sociedade e cabe ao professor adquirir cada vez mais experiência no mundo tecnológico para poder inserir o jovem cidadão na era digital.
O uso das rádios na sociedade contemporânea vem se aperfeiçoando cada vez mais, as novas tecnologias vão surgindo e ganhando espaço na era da internet. Com esse avanço tecnológico a necessidade da informação vai se tornando mais presente em nosso meio, pois a rádio possui uma grande capacidade de envolver as pessoas, através das notícias, músicas, entretenimentos, contribuindo assiduamente na formação de opiniões.
Uma rádio Web no povoado de meia Hora será de fundamental importância, pois, contribuirá para o desenvolvimento da cultura através da divulgação dos trabalhos realizados pela comunidade escolar e local.


JUSTIFICATIVA:
Devido a carência de informação de outros meios de comunicação, dar-se a necessidade da instalação de uma rádio Web para atender a comunidade do povoado de Meia Hora, situado a 4 km do município de Irecê/Ba.
No ano de 2006, este povoado foi beneficiado com um telecentro, o projeto foi criado em parceria com a prefeitura Municipal e o Banco do Brasil para atender a comunidade escolar e local com cursos e acesso livre à internet. No início do projeto havia oito máquinas todas conectadas; hoje o telecentro dispõe de apenas duas máquinas para atender toda clientela. O povoado cada vez mais vem se apropriando dessa cultura digital. Dessa forma a necessidade de estar inserido nesse mundo contemporâneo e comunicativo está se tornando cada vez mais vital.
Em função da crescente necessidade de integração da comunidade com outras pessoas que o povoado de Meia Hora apresenta em relação ao uso desta tecnologia, a internet se tornou o meio de comunicação mais abrangente e talvez o mais importante da atualidade.
Junto com essa valorização da internet, surgiu a necessidade de criarmos um projeto que transporte para o computador, utilidades que existem apenas em outros aparelhos. Haja vista que esse projeto visa também a necessidade da ampliação do espaço, de máquinas e equipamentos apropriados para o desenvolvimento do
mesmo, propomos a instalação de uma rádio Web no telecentro, a qual pretendemos implantar assim que conseguirmos a ampliação do espaço.
É importante ressaltar que a implantação da rádio Web será muito importante para que a comunidade reconheça na emissora as aspirações do seu cotidiano. A rádio cumpre a finalidade de facilitar a informação e servir de veículo de esclarecimento da opinião pública local, sobre os fatos e assuntos da história e interesse da mesma.
De fato, a rádio Web se instala para ocupar um espaço não preenchido pela mídia comercial, mesmo com a estrutura primária que possuímos, a emissora servirá de veículo de comunicação e socialização de informação.

OBJETIVOS:
*Conhecer e valorizar o telecentro do Povoado de Meia Hora como patrimônio sócio cultural;
*Perceber-se integrante e agente transformador da cultura digital, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para que a comunidade de Meia Hora possa posicionar-se de maneira crítica e construtiva nas diferentes situações sociais;
*Compreender a cultura digital, exercendo sua cidadania utilizando as diferentes linguagens, como meio para produzir e comunicar suas idéias.
*Dar visibilidade à música nacional, aos artistas locais e aos eventos pertinentes à comunidade.
*Possibilitar o acesso às informações local e global;

METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO:
Visando a sustentabilidade desse projeto que tem a vigência de um ano, pensamos em buscar parceria com a prefeitura municipal de Irecê, secretaria de educação, Ponto de Cultura e Tabuleiro Digital através de ofícios e e-mails solicitando contra-partida.
O nosso papel enquanto educadores é garantir a pluralidade na programação. Os locutores, em sua maioria, são os próprios moradores da comunidade escolar e local.
O Telecentro atenderá o público em geral nos dois turnos, das 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas, com 2 monitores da própria comunidade remunerados pelo órgão que adotará o projeto, a contratação será por um período de um ano, após o vencimento será renovado o contrato. O espaço contará com a instalação de uma rádio Web, cursos para iniciantes e o acesso livre à internet.

ATIVIDADES:
*Levantamento dos equipamentos e materiais necessários;
*Ampliação do espaço físico do telecentro;
*Implantação do projeto;
*Viabilização de parcerias com outras instituições para a ampliação das máquinas e equipamentos;
*Instalação das máquinas com suporte técnico do Ponto de Cultura;
*Instalação da rádio Web;
*Contratação de monitores remunerados pela prefeitura Municipal de Irecê, caso aceite como contra-partida;
*Elaboração de cronograma para a divulgação do telecentro;
*Elaboração da programação de funcionamento do espaço;
*Funcionamento da rádio com a participação da comunidade escolar e local;
*Utilização de recursos eletrônicos (Computadores, filmadora, gravador, câmera digital etc...);
*Divulgação dos problemas da comunidade, apontar soluções, prestar serviços de utilidade pública, como campanhas educativas, de saúde e de preservação do meio ambiente;
*Criação de sites para divulgar os trabalhos;
*Socialização e troca de experiências em blogs, lista de discussão entre outros;
*Manuseio e cuidado do patrimônio público/Telecentro.


PLANILHA DE CUSTO
.DISCRIMINAÇÃO--QUANTIDADE --VALOR UNITÁRIO--VALOR TOTAL
*Computador para radio Web, Core 2 duo 2GB memoria Ram, HD 320,
com placa de som of: 01 ---1.400,00 ---1.400,00
*Computador, dual core 1GB de M ram, HD 160: 09--- 1.260,00---11.340,00
*Estabilizador: 09---80,00---720,00
*Mesa: 02---120,00---240,00
*Cadeiras secretaria: 12---180,00---2.160,00
*Caixa de som ambiente: 02---110,00---220,00
*Potência de 500 Watts Watson: 01---900,00---900,00
*Cabos p10 X RCA 5 Mt: 04---25,00---100,00
*Serviços: 01---2.000,00---2.000,00
*Cabos p10 X p105 Mt: 04---20,00---80,00
*Cabos p2 X p25 Mt: 04---15,00---60,00
*Mesa de som 8 canais: 01---390,00---390,00
*Pedestal: 02---95,00---190,00
*Microfone: 02---150,00---300,00
*Fone de ouvido: 02---88,00---176,00
*Ar Condicionado 10000Btu: 01---950,00---950,00
*Bolsistas: 02---400,00---9.600,00 ( 1 ano)
VALOR TOTAL DO PROJETO : 30.826,00

REFERÊNCIAS:
SAMPAIO, Joseilda S.; BONILLA, Maria Helena Silveira . Exclusão / inclusão: elementos para uma discussão. Liinc em Revista, v. 5, n.1, março, 2009, Rio de Janeiro- http://www.ibict.br/liinc
PRETTO, Nelson de Luca. Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder/ Nelson de Luca Pretto, Sérgio Amadeu da Silveira organizadores – Salvador: EDUFBA, 2008.

Nenhum comentário: