quarta-feira, 15 de abril de 2009

OFICINA DE IMAGEM - 2ª AULA


Cristiane Nova em seu livro Imagem e Educação pág 188, disponível em http://www.lynn.pro.br/pdf/educatec/nova.pdf diz que: " Foi necessário que as imagens botassem suas mangas de fora e dominassem os espaços públicos para que os cientistas começassem a percebê-las".

Dessa mesma forma fomos nós cursistas, foi necessário que Bonila trouxesse esta oficina para podermos perceber quantas coisas interessantes e prazerosas há no mundo das imagens. A vida torna-se uma verdadeira tela viva e as imagens passam a produzir os acontecimentos.

Foi o que aconteceu nesta aula com a produção de imagens com os professores Rita e Ariston. A caixa de ferramentas do GIMP traz além do redimensionar, a seleção elítica, os filtros, o melhoramento da imagem e muitas outras novidades capazes de nos levar para os mais belos pontos turísticos do mundo.

Parabéns Rita, Ariston e Itamar pelo belíssimo trabalho na aula de hoje.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

OFICINA DE IMAGEM

Nesta quarta-feira iniciamos a atividade`" OFICINA DE IMAGEM" monitorada pelos professores Rita e Ariston. No início fiquei muito assustada por desconhecer muito do que foi apresentado neste encontro. Gimp, Inscape, Kino e Cinelerra, nunca tinha ouvido falar nestes ambientes.
Nesta primeira aula discutimos um pouco sobre a proposta da atividade. Bonila nos deu as boas vindas através do skype orientando o processo do trabalho e relembrando a grande necessidade de estarmos participando de todos os ambientes, moodle, lista, blog e forum, e estarmos interagindo com os colegas.
Os professores Ariston e Rita passaram-nos algumas informações sobre os programas que estaremos explorando, o Linux que é um sistema operacional livre e o Butun, uma destribuição do Linux. O programa que iremos usar no início será o GIMP que é o editor de imagem.
Iniciamos a atividade prática com o manuseio da máquina fotográfica digital, aprendemos a fotografar miniaturas utilizando ferramentas e enquadramentos, os quais não sabíamos antes. Capturamos belas imagens dos cursistas e das paisagens do espaço UFBA para trabalharmos no próximo encontro e as jogamos no computador. Finalizamos a aula satisfeitas com o que aprendemos naquele momento e já com o encaminhamento para o trabalho de campo.
Sem dúvida, teremos muito trabalho pela frente, mas acredito que muito de bom e prazeroso aprenderemos nesta atividade.

Valeu Ariston e Rita por este dia tão rico e animado.